All is fair in love and war

domingo, 24 de agosto de 2008

Balanço...

Depois de uma grande ausência, aqui fica um série de balanços passados que já se justificavam, mesmo antes do arranque de uma época que se espera de sucessos em todas as modalidades.

A época futebolística do Benfica foi muito longa. Longa demais tal o desespero semana após semana, que a equipa apresentou. O culpado, só um. LFV tem sido o responsável pelo melhor e pior do glorioso nos últimos tempos, mas despedir o treinador que, na época anterior tinha ficado a 2 pontos do campeão, tudo isto à primeira jornada é mau demais. Vender o Simão e o Manuel Fernandes em vésperas de começar o campeonato - mau demais. Contratar por contratar, apenas para calar alguns adeptos, sem olhar às deficiencias do plantel, sendo que a única contratação foi o Makukula, practicamente igual ao nosso melhor marcador, não se compreende. O Camacho nunca foi a minha primeira opção, pois não sou como a maioria dos benfiquistas e não tenho a memória curta. Da última vez a equipa corria muito, mas não tinha fio de jogo, ficando o Camacho a ser desejado após uma sofrida final da taça contra o Porto de Mourinho. Desta vez, foi pior. Completamente destroçado, o homem, simplesmente não se encontrou, e os que assobiaram o Fernando Santos, deixaram de ir à Luz para não terem que assobiar o Camacho. No fim, saiu cobardemente, sem sequer dar um murro na mesa, como sempre fez em todos os sítios onde esteve. Foi sempre gritante a ausência de um director desportivo que soubesse defender o Benfica dos abutres da comunicação social, bem como definir uma política desportiva séria.

O eclectismo do Benfica demonstra-se a cada dia que passa, e aí LFV tem muito mérito. Não mérito directo, mas por mérito de alguns carolas que levam as modalidades a bom porto, com a maioria a ser completamente autónoma, apenas tendo o prazer e a responsabilidade de levar com a águia dourada ao peito. Nélson Évora - campeão do mundo, Telma Monteiro - campeã da Europa e vice-campeã do mundo, e claro a nossa querida Vanessa Fernandes - pentacampeã da Europa e recordista com mais vitórias na taça do mundo. Estes três exemplos entre tantos outros, representam um trabalho que tem vindo a ser feito de maneira a que o Benfica seja um exemplo para todos os jovens praticantes de desporto. Fica a faltar uma maior aposta na natação para seguir os sucessos do grande Alexandre Yokochi, e continuar a recrutar os melhores portugueses nas diferentes modalidades, apostando sempre muito na formação.

Bi-campeões no Futsal, com uma final na negra, contra um Belenenses digno vencido no último minuto, sendo a prova que este é um desporto com asas para voar e apaixonante até ao fim. 20 anos depois, fomos campeões no andebol e despedimos o melhor treinador que passou por Portugal nos últimos anos. Espero que não se arrependam. Falta igualmente uma maior aposta no raguebi, já que temos a secção mais antiga do país nesta modalidade. Não se pode deixar morrer o hóquei, mesmo que este esteja a enfraquecer no nosso país e no mundo. O basquetebol tem de retomar o lugar que sempre teve no nosso clube, mas aí a formação tem um lugar muito importante. Os primeiros passos estão dados com o campeonato nacional de Juniores.
Por fim, uma palavra para o jogador com mais classe que tive o priviégio de ver jogar. O Senhor Rui Costa reformou-se da mesma maneira como sempre pautou a sua vida pessoal e desportiva. Com classe e dignidade. Lembro-me de uma série de momentos da sua carreira que nunca esquecerei, como o golo à Irlanda que nos pôs no Euro96. Um chapéu do meio da rua no seu estádio da Luz. O penalti também no estádio da Luz ao Brasil na final do mundial de sub-20. O golo ao Benfica pela Fiorentina seguido de ovação, ou a tristeza de ter ficado no banco no 3-6 em Alvalade naquela noite mágica de 14 de Maio. Para mim o seu melhor momento foi a explosão no Euro 2004, com o golo frente a Inglaterra - estádio da Luz sempre - em que finta 2 adversários para depois disparar uma bomba indefensável para Calamity James. O mais lindo - a cara de Eriksson, o mister que o lançou e o aconselhou a passar mais a bola, ainda miudo no Benfica. Muito obrigado Rui. Espero mais sucessos a partir de agora.

Sem comentários:

Um Lampião, um pastelão, dois democratas.